O que é Design Sprint?

O Desing Sprint é um método criado por Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz, utilizado pela Google desde de 2012, mas que se tornou mais difundido a partir de 2016 com o livro “Sprint” que aborda a implantação do método para a criação de soluções inovadoras em apenas 5 dias.

A partir dos princípios como a tangibilidade de ideias, trabalhos em grupo e individual, experimentação, processo objetivos de escola de ideias e limitação de tempo para as atividades, esta metodologia se torna extremamente prática e objetiva na criação de protótipos de produtos e modelos de negócios.

Como funciona?

O tempo necessário para desenvolvê-la é de apenas 5 dias originalmente (já há uma versão 2.0, em que é aplicada em 4 dias!).

Primeiro dia

No primeiro dia é desenvolvida a visão geral do problema, com seu mapeamento e a escolha de um alvo a ser atacado.

Segundo dia

O segundo dia é dedicado ao desenvolvimento do esboço de possíveis soluções para o problema identificado no dia anterior.

Terceiro e quarto dia

No terceiro dia decide-se de todas as soluções criadas, qual a que será merecedora de seguir adiante e se tornar um protótipo, o que é feito no quarto dia.

Quinto dia

No quinto e último dia este protótipo é testado e feitos os devidos ajustes para já poder ser colocado em produção.

O que é necessário?

Para que toda esta objetividade gere resultado é fundamental o foco total no método. Por isso recomenda-se que seja realizado em espaços adequados, com os recursos necessários e sem interrupções, mas com intervalos programados, para que a intensidade das atividades não prejudique o processo de criação.

Design Thinking x Design Sprint

Diferente da metodologia do Design Thinking que se preocupa com a geração de ideias, o Desing Sprint se preocupa com a produção de um protótipo, e é isso que a torna tão prática, pois ao final de tudo há uma entrega tangível a ser feita.
A partir desta metodologia nós estamos criando um novo modelo de negócio que entendemos ser capaz de mudar a dinâmica do mercado de compra e venda de itens indiretos.

Autor: Bruno Maranhão 

Nos dias 9 e 10 a Level Group participou de uma reunião de planejamento estratégico, organizada por Bruno Maranhão, em que foi utilizada a metodologia Design Sprint. A reunião foi realizada na Regus, unidade Alphaville Jacarandá.

Veja fotos abaixo:

Desing Sprint
Desing Sprint
Desing Sprint
Desing Sprint
Confira outros artigos em nosso blog clicando aqui!